Resgate de dinheiro 'esquecido' nos bancos vai exigir cadastro. Como fazer
Acesso começa nessa segunda-feira por meio do site exclusivo criado pelo Banco Central para atender aos correntistas
A consulta para saber se há dinheiro "esquecido" de brasileiros nos bancos volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 14. O acesso poderá ser feito pelo site valoresareceber.bcb.gov.br, sendo necessário para a pessoa interessada informar o CPF ou o CNPJ em caso de empresa para consultar. Segundo o Banco Central, há R$ 8 bilhões "esquecidos" nos bancos.
Feita a consulta, o sistema vai informar se tem ou não valores a receber. Caso tenha dinheiro para sacar, preste atenção na data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data será um agendamento, e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência nesse dia.
Para fazer o resgate do dinheiro, você precisa ter uma conta na plataforma Gov.br. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo app Gov.br.
Para conseguir movimentar os valores, você precisa ter um cadastro nível prata ou ouro nesta plataforma. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o sistema com o login Registrato.
Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, usando seu login Gov.br nível prata ou ouro para saber qual o valor disponível para saque e solicitar a transferência.
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Saiba como fazer o cadastro no Gov.br
O que é a conta Gov.br
Você poderá criar sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. São três níveis: ouro, prata e bronze.
Como criar a conta
Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
Como receber o cadastro
Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado. Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio.
Criação de senha
O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso; Após isso, clique em "criar senha" e pronto. A conta no gov.br pode ser utilizada para o cadastro no Fies, assim como para outros serviços do governo federal.
Como fazer login no portal
Cadastro pronto. Agora é a vez de acessar a conta. Mais uma vez, acesse o portal do gov.br; Clique em "acessar a sua conta gov.br"; Informe o seu CPF e clique em "próxima"; insira a senha cadastrada e clique em "entrar". Agora, é só utilizar a sua conta no gov.br.
Nível da conta
Ao entrar na conta, o usuário vai saber qual é seu nível de segurança e confiabilidade. São três: ouro, prata e bronze. Elas se diferenciam sobre esses pontos: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; quais serviços públicos podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas.
Nível deve ser Prata ou Ouro
Para acessar o Sistema de Valores a Receber, é necessário que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br nível prata ou ouro. Caso o seu seja o Bronze, é possível solicitar uma mudança de nível. Feito isso, o usuário está pronto para acessar o novo site para saber se tem 'dinheiro esquecido' em algum banco.
(Com a Redação)