Inflação dos Estados Unidos volta a surpreender e aumenta pressão sobre alta de juros do Fed
O Ibovespa avança nesta quinta-feira, 10, na contramão da maior aversão ao risco no mercado americano, após o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos sair acima do esperado.
A inflação ao consumidor americano ficou em 0,6%, com o CPI anual passando de 7% para 7,5%. A expectativa era de salto para 7,2%. Já o núcleo do CPI, uma das principais referências para as políticas do Federal Reserve (Fed), subiu de 5,5% para 6%. A inflação americana é a maior desde 1982.
Bolsas do mundo inteiro reagiram negativamente ao CPI americano, que alimenta as preocupações sobre o aperto monetário dos Estados Unidos. Em Wall Street, o índice Nasdaq, com maior composição de empresas de crescimento, cai mais de 1% no mercado de futuros.
Às 10h40:
Ibovespa: + 0,37%, 112.878 pontos
S&P 500 futuro (EUA): - 0,80%
Nasdaq futuro (EUA): - 1,27%
Tenha acesso a um curso GRATUITO de Minicontratos. Aprenda agora!
O tom ligeiramente positivo na bolsa brasileira é motivado pela valorização das commodities. As petroleiras estão entre os destaques, acompanhando a apreciação do petróleo, após queda dos estoques americanos. A Petrobras, que apresentou seu relatório de vendas e produção do quarto trimestre na última noite, sobe mais de 1%. Nesta noite, será a vez da Vale (VALE3) apresentar sua prévia operacional. Com o maior peso do Ibovespa, as ações da mineradora são negociadas em alta, com a recuperação do minério de ferro nesta madrugada.
Petrobras (PETR4): + 0,66%
3R (RRRP3): + 2,43%
PetroRio (PRIO3): + 1,71%
Vale (VALE3): + 2,00%
Os grandes bancos, que estiveram entre as maiores quedas do último pregão, recuperam parte das perdas nesta quinta. O Bradesco (BBDC4) sobe, depois de já ter desabado 8% na véspera, como resposta do mercado ao balanço e ao guindance divulgados nesta semana. O Itaú (ITUB4) irá apresentar seus resultados nesta noite, após ter caído 4% no pregão anterior.
Itaú (ITUB4): + 1,37%
Bradesco (BBDC4): + 0,77%
Ações de empresas tecnologia, por outro lado, seguem as perdas de Nova York e figuram entre as maiores quedas do dia, com investidores precificando um cenário mais desafiador para empresas de crescimento.
Méliuz (CASH3): - 4,39%
Locaweb (LWSA3): - 3,34%
Positivo (POSI3): - 3,16%
Na ponta negativa, o setor de celulose é exceção entre as maiores quedas, tendo no radar os resultados corporativos divulgados pela Suzano e Klabin na quarta-feira, 9.
Suzano (SUZB3): - 1,55%
Klabin (KLBN11): - 1,84%
No Brasil, economistas ainda repercutem o crescimento de 1,4% do setor de serviços em dezembro. O salto, em 2021, foi de 10,9%.
"A reabertura da economia está turbinando setores que sofreram muito, como é o caso de turismo. Mas há outro fator importante. A série dessazonalizada está rodando acima dos valores de 2016 e 2019. Isto sugere que a pandemia pode ter acelerado o consumo de serviços diversos, um efeito microeconômico do isolamento social e a adoção de novos tipos de serviços como entrega de comida e transporte via aplicativo", avalia, em nota, André-Perfeito, economista-chefe da Necton.