Alguns dos destaques do estudo feito pela Sports Value mostram que o Palmeiras passou o Corinthians e é o segundo clube mais valioso do Brasil
Quanto valem os clubes brasileiros e o que impacta nos valores? A Sports Value apresenta um estudo exclusivo sobre o valuation de cada time. Mesmo com as perdas de receitas com a covid-19, os TOP 30 times mantiveram o valor conjunto de 25 bilhões de reais, o mesmo de 2020. Muito em função do câmbio e valorização de alguns times em particular.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.
Clubes que detém ativos modernos valem mais e controlar ativos próprios faz diferença. Mesmo com menores torcidas e menor valor de marca, um estádio é muito representativo em valuations. Deter um centro de treinamento, shopping e elenco valioso tem muito peso na avaliação final.
"Surpreendentemente, mesmo que os times perderam mais de um bilhão de reais em receita, ainda assim, com a queda no valor das marcas, com a valorização dos elencos como o Atlético Mineiro, o Red Bull, o Flamengo, há uma valorização em euro que acabou impactando na valorização", comenta Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value.
Alguns dos destaques do estudo mostram que o Palmeiras passou o Corinthians e é o segundo clube mais valioso do Brasil. A valorização do elenco alviverde impactou no resultado.
Red Bull Bragantino saltou da 17ª posição para 12ª, houve forte valorização do elenco e aumento do valor da marca. Valuation cresceu 86%. Atlético-GO incorporou estádio e CT aos ativos e cresceu 111% em valor. Outros que apresentaram bom crescimento foram Fortaleza, América-MG, Atlético-MG Cuiabá e Ceará.
Já o Cruzeiro apresentou queda no valuation em -24%, e o Flamengo perdeu um pouco do valor, mas deve subir bastante na terceira edição do estudo.
Para Somoggi, o estudo também mostra que não adianta os clubes terem apenas torcida. "O Palmeiras tem muito menos torcida que o Flamengo e está cada vez mais perto no ranking. O Corinthians perdeu espaço para o Palmeiras, que hoje está consolidado como segunda força. Ou o São Paulo, que tem um estádio obsoleto e vale menos do que o Atlético Paranaense, que tem um estádio moderníssimo", comenta.
O estudo mostra que, quem geriu bem a gestão de ativos obteve melhor lugar no ranking. "O investidor olha para o centro de treinamento, estádio e marca. Mas, se você comparar a marca do Atlético Paranaense e a do Red Bull, estas são insignificantes na comparação com o São Paulo, o Grêmio e o Flamengo. A diferença está na gestão de ativos", diz.
Os números do estudo representam 100% do valor do time, sem desconto das dívidas. A análise atual já considera os efeitos negativos da pandemia no valor das marcas dos times e o impacto da valorização do euro nos elencos, que são cotados no Transfermarket.
Confira o ranking com comparativo de 2020
RK
|
RK
|
Clubes
|
Valuation 2021
|
Valuation 2020
|
Variação
|
2021
|
2020
|
1
|
1
|
Flamengo |
2.692
|
2.873
|
-6%
|
2
|
3
|
Palmeiras |
2.349
|
2.194
|
7%
|
3
|
2
|
Corinthians |
2.278
|
2.279
|
0%
|
4
|
7
|
Atlético-MG |
1.966
|
1.702
|
16%
|
5
|
6
|
Atlhetico-PR |
1.785
|
1.675
|
7%
|
6
|
5
|
Internacional |
1.718
|
1.749
|
-2%
|
7
|
4
|
São Paulo |
1.716
|
1.778
|
-3%
|
8
|
8
|
Grêmio |
1.500
|
1.546
|
-3%
|
9
|
9
|
Fluminense |
1.088
|
1.043
|
4%
|
10
|
11
|
Santos |
967
|
905
|
7%
|
11
|
10
|
Vasco da Gama |
802
|
953
|
-16%
|
12
|
17
|
Red Bull Bragantino |
692
|
372
|
86%
|
13
|
12
|
Cruzeiro |
635
|
837
|
-24%
|
14
|
13
|
Botafogo |
511
|
605
|
-16%
|
15
|
14
|
Bahia |
459
|
550
|
-17%
|
16
|
19
|
América-MG |
402
|
320
|
26%
|
17
|
15
|
Coritiba |
396
|
458
|
-14%
|
18
|
24
|
Fortaleza |
351
|
254
|
38%
|
19
|
16
|
Sport |
345
|
412
|
-16%
|
20
|
29
|
Atlético-GO |
340
|
161
|
111%
|
21
|
-
|
Guarani |
300
|
282
|
6%
|
22
|
21
|
Ponte Preta |
297
|
277
|
7%
|
23
|
20
|
Santa Cruz |
295
|
292
|
1%
|
24
|
23
|
Ceará |
292
|
259
|
13%
|
25
|
22
|
Náutico |
287
|
263
|
9%
|
26
|
18
|
Goiás |
239
|
345
|
-31%
|
27
|
30
|
Paysandu |
162
|
157
|
3%
|
28
|
33
|
Cuiabá |
161
|
140
|
15%
|
29
|
25
|
Avaí |
159
|
233
|
-32%
|
30
|
26
|
Vitória |
155
|
204
|
-24%
|