Índice de Preço ao Consumidor de 2021 fecha em linha com as expectativas, nos Estados Unidos, e alivia preocupações sobre aperto monetário
O Ibovespa avança em linha com as bolsas internacionais nesta quarta-feira, 12, após dados da inflação americana, divulgados nesta manhã, terem provocado uma onda de alívio global entre investidores.
Às 12h:
Ibovespa: + 1,56%, 105.396 pontos
Dólar: - 0,33%, 5,561 reais
Aprenda quais são os tipos de investimentos e como montar a sua própria carteira neste curso completo e acessível da EXAME.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), referente ao mês de dezembro, ficou em 0,5%, levemente acima do consenso de 0,4%. Na comparação anual, no entanto, o número saiu exatamente em linha com as expectativas, em 7%. Logo após a divulgação, o Ibovespa e os principais índices de ações da Europa e Estados Unidos estenderam os ganhos. Já o rendimento dos títulos americanos -- e, consequentemente, o dólar -- entraram em queda. O entendimento é de que, com os dados de inflação dentro do esperado, reduziu a pressão para que o Federal Reserve (Fed) dê início ao ciclo de alta de juros.
As expectativas sobre a condução da política monetária americana também influencia na queda dos juros futuros do Brasil. O ambiente favorece, principalmente, ações de crescimento, como as da Magazine Luiza (MGLU3), Banco Inter (BIDI11), Méliuz (CASH3) e Petz (PETZ3), que engataram altas de mais de 5%, após a divulgação dos números de inflação americana.
Magazine Luiza (MGLU3): + 6,64%
Banco Inter (BIDI11): + 5,22%
Méliuz (CASH3): + 5,30%
Petz (PETZ3): + 6,60%
Além dos papéis tipicamente de crescimento (com múltiplos mais elevados), ações de empresas menores, intimamente ligadas ao setor doméstico apresentam boas performances nesta quarta. A dinâmica de mercado se reflete no Índice Small Caps, que chega a subir quase 3%, com destaque para Armac (ARML3) e Enjoei (ENJU3), que lideram as altas do índice.
Small Caps: + 2,74%
Armac (ARML3): + 9,02%
Enjoei (ENJU3): + 8,13%
Outro setor que apresenta forte salto é o de shoppings centers, com altas chegando a superar 5%. O movimento ocorre após a publicação da prévia operacional do quarto trimestre da Multiplan (MULT3), que superou os desempenhos recordes de 2019. As vendas aumentaram 8,1% em relação ao período pré-pandemia, atingindo o maior 5,6 bilhões de reais - o maior da história da empresa. A companhia também conseguiu elevar em 41,4% o aluguel de mesmas lojas frente ao quarto trimestre de 2019, igualando o efeito do IGP-DI.
Multiplan (MULT3): + 5,19%
Iguatemi (IGTI11): + 5,89%
BrMalls (BRML3): +5,24%
Entre as ações com maior peso no Ibovespa, as principais contribuições vêm do setor de commodities. A Petrobras (PETR3/PETR4), com a segunda maior participação no índice, sobe mais de 2%, em linha com o mercado de petróleo. Além da valorização da commodity, segue no radar dos investidores o novo reajuste nos preços de combustíveis, que passa a valer a partir de hoje.
Petrobras (PETR4): + 2,32%
PetroRio (PRIO3): + 1,04%
3R (RRRP3): + 1,71%
Contribuindo para o tom positivo ainda está a Vale (VALE3), principal ação do índice, que avança mais de 1%, após nova apreciação do minério de ferro, nesta madrugada. A valorização da commodity também beneficia siderúrgicas.
Vale (VALE3): + 1,40%
CSN (CSNA3): + 3,43%
Gerdau (GGBR4): +3,37%
Na ponta negativa do Ibovespa, estão ações de grandes bancos do país, um dos poucos setores beneficiados pela alta de juros. Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) lideram as perdas.
Itaú (ITUB4): + 0,69%
Santander (SANB11): + 0,92%