Argentina apela à comunidade internacional para assinar acordo com FMI

A Argentina deseja alcançar muito em breve um acordo de facilidades estendidas que lhe permita honrar os vencimentos do crédito em vigor com o FMI

O presidente argentino, Alberto Fernández, fez um apelo à "responsabilidade" da comunidade internacional para superar as diferenças do seu país com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e assinar um acordo de facilidades estendidas que alivie suas contas.

Em uma apresentação nesta quarta-feira (5) sobre o estado das negociações da dívida da Argentina com o FMI, de 44 bilhões de dólares, o presidente admitiu que não foi possível superar as diferenças com o organismo multilateral que bloqueiam até agora a assinatura de um novo acordo.

"Sou otimista porque acho que vamos alcançar uma reestruturação conveniente para a Argentina", afirmou Fernández, apelando "à responsabilidade de quem deu este empréstimo quando não era viável", em alusão aos países que aprovaram o stand-by de 2018 e agora são reticentes em acompanhar as reivindicações do governo.

Acompanhado de seu ministro da Economia, Martín Guzmán, o presidente insistiu em pedir que o FMI isente a Argentina do pagamento de sobretaxas (devido ao montante elevado do crédito), que dê maiores prazos para o repagamento e que se permita a negociação multilateral dos direitos especiais de transferência, com os quais pretende pagar os vencimentos do empréstimo stand-by.

"Conseguimos que o G20 aprove estas propostas e os proponha ao FMI. Se as sobretaxas forem corrigidas, a dívida argentina diminui muito. Se for autorizada a negociação multilateral dos direitos especiais de transferência, abre-se uma porta para nós de um canal de financiamento que não temos e pode melhorar nossas condições", explicou Fernández aos governadores.

A Argentina deseja alcançar muito em breve um acordo de facilidades estendidas que lhe permita honrar os vencimentos do crédito em vigor com o FMI e que representam 19 bilhões de dólares este ano e outros 20 bilhões de dólares em 2023.

"Tentamos redefinir este perfil de pagamentos", disse Guzmán, que por sua vez apontou para uma coincidência com o FMI: a necessidade de fortalecer as reservas internacionais em um ritmo de 3 a 4 bilhões de dólares ao ano.

As reservas internacionais brutas da Argentina estão em 39,5 bilhões de dólares, mas os analistas estimam que as líquidas estejam abaixo dos 4 bilhões de dólares, um panorama que impede encarar os pagamentos que devem começar em março, com cerca de 2,9 bilhões de dólares.

Segundo Guzmán, a diferença principal com o FMI está na forma de reduzir o déficit fiscal. "Resolver os problemas fiscais com base na recuperação econômica é o caminho virtuoso. O que o FMI pede é diferente do que apresentamos aqui", destacou, ao insistir em que não se deve cortar os gastos públicos.

Neste sentido, Fernández assegurou que "para nós, a palavra ajuste está banida da discussão, para nós é preciso crescer. Conseguimos com que o déficit primário fosse menor não por menos investimento, mas como produto do crescimento".

A economia cresceu cerca de 10% este ano, após cair 9,9% em 2020 devido à pandemia. Mas o país enfrenta uma inflação de cerca de 50% ao ano, uma das mais altas do mundo, com 40% da população na pobreza.

Fonte: Epoca

06/01/2022 00:47

[100]

 

 


 

Brasil supera 1.000 mortes por covid-19 em 24h pelo terceiro dia seguido

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país tem 643.029 óbitos e 28.058.862 casos confirmados da doença

Chegou a hora? Biden diz que Putin decidiu mesmo invadir a Ucrânia

Nesta sexta-feira (18), autoridades dos EUA disseram que o número de tropas russas reunidas ao longo das fronteiras da Ucrânia aumentou para aproximadamente 190 mil

Eduardo Leite indica a empresários que será candidato à Presidência

Com convite para deixar o ninho tucano e se filiar ao PSD de Kassab, o gaúcho afirmou a empresários que tem "disposição" de apresentar um projeto alternativo para o país

Ver todas as noticias

 

Cartão Proximidade IDEX - ISO - 125Khz
Cartão Proximidade IDEX - ISO - 125Khz
P/N: PROX002 

por apenas: R$ 4,95

     
Cartão PVC CR 80 0,75mm Branco com Tarja Magnética Horizontal Alta
Cartão PVC CR 80 0,75mm Branco com Tarja Magnética Horizontal Alta
P/N: 002711 

por apenas: R$ 495,00

     
Impressora Evolis Pebble 4 Basic  [DESCONTINUADA]
Impressora Evolis Pebble 4 Basic [DESCONTINUADA]
P/N: EVL0003 

por apenas: sob consulta

     
 


 

 

 

 

 

 



Núvem de TAGS: