Esta profissão é requisitada em multinacionais e instituições bilionárias
Levantamento da Bloomberg Intelligence aponta que mercado ESG deve chegar aos US$ 53 trilhões em 2025; enquanto isso, empresas estão caçando profissionais qualificados
Se você soubesse de um mercado que tem previsão de quase dobrar de tamanho nos próximos três anos, você acharia um bom negócio se especializar na área? Se sim, saiba que este mercado existe, é o ESG. Trata-se da sigla para Meio Ambiente, Social e Governança, em inglês, e representa princípios de consumo, de negócios e de investimentos que têm moldado o mundo dos negócios.
Em razão das questões climáticas e da pandemia de covid-19, a temática ESG ganhou ainda mais destaque nos últimos dois anos. A preocupação global com o tema atingiu não só o mundo dos investimentos, mas também o de negócios.
Estamos falando de pessoas capazes de entender, implementar e medir os impactos dos padrões de responsabilidade social, governança e sustentabilidade no desempenho dos negócios. De maneira geral, esses especialistas precisam saber:
Desenvolver uma visão estratégica para a empresa;
Viabilizar projetos de sustentabilidade;
Promover treinamentos de colaboradores com relação ao tema;
Criar e monitorar indicadores de desempenho de sustentabilidade;
Desenvolver relatórios para prestação de contas;
Minimizar os impactos da cadeia produtiva da empresa.
Da engenharia ao design, profissionais de diversos setores podem trabalhar na área. Mas, ainda que a formação não seja um fator determinante para conseguir um emprego em ESG, um estudo realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) mostrou que possuir algum nível de especialização é comum entre os profissionais e faz a diferença na escolha das empresas.
De acordo com o levantamento, três em cada quatro profissionais de sustentabilidade no país são pós-graduados. E, juntos, o número de pessoas que trabalha na área e possui pós-graduação, mestrado ou doutorado representa 74% do total de entrevistados.
Como se especializar profissionalmente e aproveitar a expansão no mercado de US$ 30 trilhões
Observando essa deficiência na qualificação e falta de preparo dos profissionais para aplicar as práticas ESG no meio empresarial, a especialista em ESG da EXAME Invest, Renata Faber, decidiu preparar a série gratuita Jornada do Executivo de Impacto.
O conteúdo passa pela definição do ESG e como o tema impacta o mercado, os negócios e a carreira; aborda ainda quem é o profissional de ESG e o que fazer para se tornar um executivo de impacto. Confira abaixo a relação completa do conteúdo das aulas:
Aula 1 - 10/1 A revolução que está mudando o mercado O que é ESG e como isso pode mudar sua carreira
Aula 2 - 12/1 Quem é o profissional do futuro? As três competências essenciais que você precisa ter
Aula 3 - 14/1 O mapa para se tornar o executivo de impacto O passo a passo completo para embarcar nessa jornada
Aula 4 - 17/1 Sua virada profissional rumo ao futuro A hora de dar a guinada certa na sua carreira
Nesta sexta-feira (18), autoridades dos EUA disseram que o número de tropas russas reunidas ao longo das fronteiras da Ucrânia aumentou para aproximadamente 190 mil
Com convite para deixar o ninho tucano e se filiar ao PSD de Kassab, o gaúcho afirmou a empresários que tem "disposição" de apresentar um projeto alternativo para o país