Bolsas internacionais operam entre altas e baixas com preocupações sobre variante Ômicron ainda no radar
Após abrir em leve queda, o Ibovespa virou para alta nesta nesta quarta-feira, 29, seguindo a melhora das bolsas internacionais. No exterior, os principais índices americanos entraram no campo positivo pouco antes da abertura do mercado à vista, enquanto o mercado europeu segue próximo da estabilidade. Impedindo um movimento de alta mais forte estão as preocupações sobre os potenciais efeitos da variante Ômicron, que contrastam com o otimismo típico de final de ano.
Às 11h20
Ibovespa: + 0,27%, 105.118 pontos
Dow Jones futuro: + 0,05%
S&P 500 futuro: + 0,09%
Stoxx 600: - 0,04%
Na B3, o principal destaque deste início de sessão estão com as ações da BrMalls (BRML3) e Aliansce Sonae (ALSO3), que avançam mais de 3%, após as empresas confirmarem a existência de conversas para uma possível combinação de negócios. Na véspera, o Brazil Journal informou sobre a contratação do BTG Pactual pela Aliansce para estruturar a operação. Nesta manhã, a companhia negou a existência de qualquer acordo ou proposta com a BrMalls, mas admitiu estar em "conversas preliminares" com sua atual concorrente.
"A estratégia da Companhia é seguir buscando oportunidades de crescimento, fortalecendo seu portfólio com ativos complementares, por meio de combinações de negócios e aquisições de shoppings líderes em suas regiões de atuação", afirmou a Aliansce em fato relevante .A forte valorização da BrMalls e Aliansce contrasta com queda das ações do Iguatemi (IGTI11), que figuram entre as maiores quedas do Ibovespa.
BrMalls (BRML3): + 4,06%
Aliansce Sonae (ALSO3): + 4,81%
Iguatemi (IGTI11): - 1,12%
O dia também se mostra negativo para as locadoras de veículos Unidas (LCAM3) e Localiza (RENT3). Já as empresas ligadas ao turismo, como CVC (CVCB3) e as companhias aéreas GOL (GOLL4) e Azul (AZUL4) sofrem com as incertezas da nova variante da covid-19.
Unidas (LCAM3): - 0,71%
CVC (CVCB3): - 0,42%
GOL (GOLL4): - 0,95%
Azul (AZUL4): - 1,71%
Entre as ações com maior peso no Ibovespa, as da Vale (VALE3), com a maior participação do índice, quebra sua sequência de perdas, ajudando a manter o Ibovespa no positivo. Por outro lado, ações dos principais bancos do país operam próximos da estabilidade, assim como as da Petrobras, que acompanham o ambiente misto no mercado de petróleo.
Vale (VALE3): + 1,03%
Petrobras (PETR4): - 0,03%
Itaú (ITUB4): + 0,03%
Bradesco (BBDC4): + 0,10%