Com o maior peso do índice, mineradora recua quase 2% e pressiona negócios na bolsa local
O Ibovespa cai nesta terça-feira, 28, sem conseguir acompanhar o bom humor das bolsas internacionais. Contendo o ímpeto do principal índice da B3 estão as ações da Vale (VALE3), que recuam quase 2%, em linha com a desvalorização do minério de ferro no exterior. Maior empresa em valor de mercado da bolsa, a mineradora também possui a maior participação do Ibovespa. Além da Vale, as siderúrgicas, também sofrem com a depreciação da commodity e chegam a cair mais de 1%.
Às 12h:
Ibovespa: - 0,63%
Vale (VALE3): - 1,90%
Gerdau (GGBR4): - 1,17%
Usiminas (USIM5): - 2,26%
Ainda pela manhã, o tom negativo, concentrado inicialmente no setor de aço e minério de ferro, se espalhou para o restante da bolsa, com algumas das ações do Ibovespa chegando a cair mais de 3%. Com o ambiente de cautela no mercado brasileiro, parte dos investidores aproveitam para vender ações de varejistas, que estiveram entre as maiores altas do último pregão. Após subirem mais de 8% na véspera, Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) caem mais de 1%.
No exterior, o índice S&P 500 renovou sua máxima histórica ainda nos primeiros negócios do dia, dando continuidade ao rali de fim de ano no mercado internacional. Na Europa, as bolsas de valores acompanham o otimismo com o ano que se aproxima e operam entre altas de 0,10% e 0,80%. O dólar, porém, sobe frente a moedas desenvolvidas e emergentes, demonstrando ainda alguma cautela entre os investidores globais. No Brasil, a moeda americana opera próxima da estabilidade, após quatro pregões seguidos de perdas.
S&P 500: + 0,27%
Stoxx 600: + 0,62%
Apesar da queda do Ibovespa Ibovespa, o índice Small Caps, mais ligado à dinâmica da economia local e sem a participação da Vale, resiste a uma queda mais forte, depois de ter apresentado um sólido movimento de alta pela manhã.
Small Caps: - 0,11%
Entre as small caps da B3, as maiores altas estão espalhadas por diferentes setores. Na frente imobiliária, a corretora Lopes (LPSB3) e a construtora Trisul (TRIS3) são destaques de alta, enquanto Metal Leve (LEVE) e Camil (CAML3) sobem mais de 3% e Ambipar (AMBP3) e Positivo (POSI3), mais de 2%.
Lopes (LPSB3): + 6,02%
Metal Leve (LEVE): + 3,12%
Camil (CAML3): + 6,07%
Dentro do Ibovespa, as maiores altas são lideradas por BrMalls (BRML3) e Hypera (HYPE3). No início do pregão, as ações da Locaweb (LWSA3) chegaram a liderar as altas, subindo mais de 3%, mas logo viraram para o campo negativo. Com queda de mais de 50% acumulada no semestre, as ações da companhia chegaram a ser alvo de recompra por parte da tesouraria da empresa e por executivos de sua alta cúpula. Em entrevista à Exame concedida na véspera, o CFO Rafael Chamas afirmou que o valor justo dos papéis é "claramente não é o que está sendo negociado". Diretoria, Conselho de Administração, controladores e tesouraria compraram recentemente 5,5 milhões de ações.
BrMalls (BRML3): + 2,66%
Hypera (HYPE3): + 1,46%
GetNet (GETT11): + 0,80%
Locaweb (LWSA3): - 1,36%