Celebridades chinesas têm dez dias para ficar em dia com o Leão

Anúncio vem após a rainha do livestreaming na China, Huang Wei, receber uma multa recorde de US$ 200 milhões por sonegação de impostos

As autoridades fiscais da China estabeleceram um prazo de dez dias para que suas celebridades quitem seus impostos, em uma campanha promovida pelo para aumentar o controle sobre os excessos dos famosos e a sonegação fiscal.

As autoridades chinesas lançaram uma importante estratégia para reprimir a evasão fiscal e o comportamento "imoral" da indústria do entretenimento, atingindo algumas das maiores estrelas do país.

Os órgãos de Fazenda locais de várias capitais do entretenimento chinesas, como Pequim, Xangai e Guangzhou, informaram suas celebridades de que devem declarar toda sua renda até o final do ano para evitar penalidades severas, de acordo com um informe divulgado pelo governo nesta quarta-feira (23).

"Se a autoinspeção e a autocorreção ainda assim forem rejeitadas (...) ou não forem exaustivas, o departamento de impostos vai lidar seriamente com isso", alertou o escritório fiscal da província de Cantão (sudeste), em um comunicado.

Na segunda-feira (20), a rainha da transmissão ao vivo da China, Huang Wei, recebeu uma multa recorde de US$ 200 milhões por sonegação de impostos. Um dia depois, suas contas de cerca de 110 milhões de seguidores nas redes sociais haviam sido fechadas.

Em agosto, a atriz Zheng Shuang foi multada em US$ 46 milhões, e a intérprete Fan Bingbing, que participou da saga X-Men, encontra-se em uma situação difícil desde 2018 por outro escândalo de sonegação de impostos.

A Administração Estatal de Rádio, Cinema e Televisão disse ter "tolerância zero" para a evasão fiscal e "os salários altíssimos" dos profissionais do entretenimento.

As autoridades reguladoras chinesas que monitoram a Internet costumam ordenar o fechamento de contas na rede de pessoas que caíram em desgraça com o regime comunista que governa o país.

Neste contexto, a televisão pública CCTV anunciou hoje o lançamento de uma campanha de dois meses de "retificação do caos" na Internet. Terá como principal alvo as transmissões ao vivo, uma modalidade usada com frequência pelos "influenciadores".

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Fonte: Epoca

23/12/2021 14:32

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