Ações da companhia acumulam queda de quase 10% neste ano em meio à ingerência política e às incertezas sobre a venda do controle pela União
A Eletrobras (ELET3, ELET6) lançou na última sexta-feira, dia 17, seu novo plano diretor de negócios e gestão, referente ao período de 2022 a 2026.
O plano inclui a capitalização da empresa no âmbito da privatização da companhia. O governo pretende abrir mão do controle da companhia por meio de uma emissão de ações que diluirá a participação da União na companhia.
O plano prevê um investimento no período de 48,3 bilhões de reais, um aumento de quase 90% em relação ao plano anterior, que, excluindo a usina de Angra 3, previa um investimento de 25,8 bilhões de reais.
O plano "considera a descotização das usinas prorrogadas pela Lei 12.783/2013 e novos contratos de concessão de geração de energia elétrica de produtor independente", afirmou a companhia em comunicado.
A empresa afirmou que o plano tem "duas iniciativas estratégicas relativas à comercialização de energia".
As ações ordinárias (ELET3) e preferenciais (ELET6) da companhia acumulam respectivamente queda de 7,77% e 9,73% neste ano, segundo analistas, em boa parte em razão das incertezas sobre a privatização da companhia.
(Com a Redação)