O ambicioso empresário de origem sul-africana, de 50 anos, superou seu concorrente da corrida espacial e fundador da Amazon, Jeff Bezos, tornando-se a pessoa mais rica do mundo este ano
A revista Time divulgou, nesta segunda-feira (13) sua escolha para Personalidade do Ano: o fundador da Tesla e empreendedor espacial Elon Musk, coroando a montanha-russa que 2021 representou para este magnata do setor de tecnologia.
O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor
O ambicioso empresário de origem sul-africana, de 50 anos, superou seu concorrente da corrida espacial e fundador da Amazon, Jeff Bezos, tornando-se a pessoa mais rica do mundo este ano.
Em outubro, a avaliação de sua empresa de carros elétricos passou da marca de US$ 1 trilhão e, ao longo do ano, sua companhia SpaceX se associou à agência espacial americana, a Nasa, para lançar várias missões. Entre elas, está a de colidir um foguete contra um asteroide, em um teste para redirecionar qualquer futura rocha espacial que se dirija à Terra.
"A Personalidade do Ano é um marcador de influência, e poucos indivíduos tiveram mais influência do que @elonmusk na vida na Terra, e potencialmente na vida fora da Terra também", tuitou o editor-chefe da Time, Edward Felsenthal, ao anunciar o vencedor.
Musk também tem sido onipresente na cultura americana nos últimos anos. Acumulou 66 milhões de seguidores no Twitter e foi um dos apresentadores convidados do famoso programa de comédia Saturday Night Live em maio.
Ele fala ambiciosamente sobre seu interesse em colonizar Marte e planeja voos orbitais no próximo ano, como parte do retorno americano à Lua planejado pela SpaceX.
Também é conhecido por mover os mercados e o valor das criptomoedas com um único tuíte.
Seu principal impacto socioeconômico ainda é com seus inovadores veículos elétricos.
"Nossa intenção com a Tesla sempre foi servir de exemplo para a indústria automobilística e esperar que eles também façam carros elétricos para que possamos acelerar a transição para a energia sustentável", disse Musk à Time em uma entrevista divulgada com o anúncio da Personalidade do Ano.
O espaço sideral também está na vanguarda das ambições de Musk.
"Seu objetivo é fazer da humanidade uma espécie de multiplaneta", afirmou Jeffrey Kluger, colaborador e autor da Time, no vídeo de divulgação.
A Time apresentou seu prêmio Personalidade do Ano, pela primeira vez, em 1927.