A edição britânica de capa dura de 1997 de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", com uma ilustração colorida na capa, foi descrita pela Heritage Auctions como "mágica, incrivelmente brilhante e quase praticamente intocada"
Um exemplar da primeira edição do primeiro livro da saga Harry Potter foi vendido por 471 mil dólares nos Estados Unidos, ontem (9), no que leiloeiros classificaram como um recorde mundial por uma obra de ficção do século 20.
O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor
A edição britânica de capa dura de 1997 de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", com uma ilustração colorida na capa, foi descrita pela Heritage Auctions como "mágica, incrivelmente brilhante e quase praticamente intocada".
O livro foi publicado nos Estados Unidos como "Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro".
O casa de leilões sediada em Dallas disse que apenas 500 cópias com o encadernamento específico foram impressas. O preço final foi mais de seis vezes maior que a estimativa inicial, que era de 70 mil dólares.
Preços anteriores por primeiras edições de livros da saga Harry Potter já estiveram em torno de 110 mil e 138 mil dólares.
"Não apenas é um dos livros mais caros da saga, é a obra de ficção publicada no século 20 mais cara já vendida", afirmou o vice-presidente da Heritage Auctions, Joe Maddalena, em nota
O livro foi vendido por um colecionador norte-americano e o nome do comprador não foi revelado.
A autora britânica J.K. Rowling escreveu mais seis livros sobre as aventuras do menino órfão mago que venderam mais de 500 milhões de exemplares pelo mundo em 80 idiomas, de acordo com a editora norte-americana Scholastic.
Os livros foram adaptados para oito filmes que arrecadaram mais de 7,8 bilhões de dólares nas bilheterias globais.
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.