Batizada de Ame Go, loja inaugurada no Rio de Janeiro é equipada com tecnologia de visão computacional, que "enxerga" quais produtos os clientes pegaram
A Americanas S.A. inaugurou a primeira loja autonôma Ame Go nesta terça-feira, 23 de novembro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
Com o conceito ?pegou, levou?, sem vendedores, sem fila e sem checkout, a loja tem produtos de primeira necessidade, como materiais de higiene, acessórios para celular e snacks.
Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas S.A., a Ame Go será a primeira loja autônoma da companhia a operar em ambiente de alto fluxo.
Há dois anos a Americanas S.A. vem testando o modelo dentro de um condomínio e nos escritórios da empresa. Além da loja em condomínio de luxo em São Paulo, o escritório da empresa também tem uma.
Localizada no embarque doméstico, espaço estratégico onde é possível atender 100% dos passageiros, visitantes e, atualmente, quase 8 mil pessoas da comunidade aeroportuária.
Dentro do espaço, são 32 camêras que fazem uma biometria corporal do cliente que acabou de passar pela catraca com o aplicativo da Ame. Nas prateleiras, 242 balanças reconhecem quais produtos foram retirados.
O valor das compras é debitado do aplicativo logo após a saída do cliente da loja, que não precisa fazer checkout. Toda a tecnologia parte de uma parceria com a startup americana Zippin, especializada em modelos autônomos.
A empresa aposta que a tecnologia de computer vision deve ficar mais eficiente conforme os clientes começaram a fazer compras. Isso porque ela é baseada em deep learning, uma complexificação da inteligência artificial que permite que a tecnologia "aprenda" com o tempo.
O momento também não é o de abrir mais lojas. A Americanas prentende focar em apresentar essa tecnologia ao público para o consumidor brasileiro.
Nos Estados Unidos, a Amazon lançou em 2018 as lojas Amazon Go na cidade de Seattle, no estado de Washington, que funciona com tecnologia semelhante. Hoje, são 29 pelo país.
Toda a ideia tanto da Ame Go quanto da Amazon é proporcionar experiências de compras sem fricção. Esse termo se refere a cada parada ou necessidade de ação exigido durante a compra