Clientes com seis ou mais compras no período já respondem por mais da metade das transações, mas crescimento do volume bruto de mercadorias na plataforma desacelera
Em um ambiente desafiador para o consumo, com o aumento da competição no e-commerce e da inflação, o Enjoei (ENJU3) teve desaceleração do crescimento de vendas no terceiro trimestre, mas ampliou o número de usuários recorrentes e a sua frequência de compras, em uma estratégia para preservar a rentabilidade.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 12, depois do fechamento do mercado.
O GMV (volume bruto de mercadorias transacionados) da plataforma de compra e venda de roupas, sapatos e produtos diversos chegou a 199,1 milhões de reais no período, com alta de 46% na base anual e retração de 2,7% em relação ao segundo trimestre -- quando a expansão havia sido de 82% na base anual.
No acumulado de janeiro a setembro, o GMV aumentou 73% na base anual, para 575 milhões de reais.
A receita líquida ficou em 25,9 milhões de reais de julho a setembro, com avanço de 16% em relação ao mesmo período de 2020 e retração de 2% ante o segundo trimestre.
Mas o trimestre também foi marcado pelo avanço na estratégia de ampliar a recorrência do usuário: mais da metade (ou 53% para ser exato) das transações foi realizada por usuários que compraram seis ou meses vezes no período. Outros 28% por aqueles que compraram de três a cinco vezes.
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O número de transações dessa base mais recorrente -- com seis ou mais compras -- aumentou 44% no período, sinalizando a eficácia de uma estratégia que amplia as margens do negócio.
"O que temos feito desde o início do ano é, em vez de apenas disputar a aquisição do usuário em um ambiente de maior competição no e-commerce, incentivar para que a frequência do nosso usuário aumente", disse Tiê Lima, co-fundador e CEO do Enjoei, à EXAME Invest.
A execução dessa estratégia, segundo o empreendedor, permitiu que o GMV se mantivesse praticamente estável em relação ao segundo trimestre mesmo com a redução de 19% do investimento em marketing -- algo que se traduziu na queda de 9% no número de novos compradores na base anual, para 166 mil no período.
Para alcançar esse objetivo da maior recorrência, um dos principais caminhos tem sido aumentar a variedade de produtos à disposição do cliente. O número de novos produtos publicados na plataforma cresceu 13% na base anual, para 3,7 milhões de itens, na esteira da entrada de 180 mil novos vendedores, uma alta anual de 20%.
"Para conseguir recorrência, o sortimento é chave", explica o empreendedor. O objetivo do aumento da recorrência, segundo ele, é "construir uma base de crescimento futuro muito mais sustentável".
O reflexo se deu na última linha do balanço: o lucro bruto subiu 17% do segundo para o terceiro trimestre, para 7,1 milhões de reais, enquanto a margem bruta avançou de 23,0% para 27,4% na mesma comparação.
Em meio ao cenário desafiador para o e-commerce como um todo e a busca para preservar a rentabilidade, as ações do Enjoei acumulam queda de 61% desde o IPO, há pouco mais de um ano.