Este é o segredo para uma gestão de projetos mais eficiente
Conhecida por otimizar esforços e processos, a metodologia ágil é aliada de profissionais responsáveis por planejar e coordenar projetos estratégicos dentro das empresas. Veja como se especializar
Gerenciar projetos nunca foi tarefa fácil ? mas, com boa parte das equipes trabalhando remotamente, o processo de delegar tarefas, definir prioridades, estabelecer prazos, otimizar custos e garantir a qualidade das entregas tornou-se ainda mais desafiador.
Não à toa, a busca por profissionais capacitados para desempenhar estas funções com agilidade e eficiência vem aumentando cada vez mais. Prova disso é que, no momento em que esta reportagem está sendo escrita, o Linkedin soma mais de 6 mil vagas abertas no setor em todo o Brasil.
Dentre as semelhanças que estes anúncios possuem, o conhecimento das ferramentas de gestão e o domínio de metodologias ágeis como pré-requisitos para a candidatura chamam a atenção.
E não é para menos. De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, empresas que utilizam metodologias ágeis tendem a apresentar custos mais baixos, maior crescimento da receita e uma força de trabalho mais engajada no longo prazo.
Dentre os 2500 respondentes da pesquisa, mais de 80% afirmou que ?o desempenho geral aumentou moderada ou significativamente? desde que suas organizações passaram a adotar mentalidade ágil.
Mas, afinal, o que são metodologias ágeis?
Enquanto a gestão de projetos tradicional é caracterizada por longos ciclos de execução e por um forte apego ao planejamento inicial; a gestão por meio da metodologia ágil propõe ciclos de desenvolvimento mais curtos e maior flexibilidade no escopo do projeto ? o que facilita a mudança de rota quando necessário.
Justamente por isso, ela vem se mostrando um fator decisivo no gerenciamento de projetos da nova economia.
Afinal, em um cenário em que informações, diretrizes e necessidades mudam cada vez mais rápido, a capacidade de se adaptar para responder com agilidade a estas mudanças pode ser decisiva. Não apenas para manter competitividade da empresa no mercado, mas também para otimizar esforços dos colaboradores, o que pode ser um grande diferencial no que diz respeito à retenção de talentos.
Como vimos, a agilidade é uma habilidade fundamental para os profissionais que trabalham (ou desejam trabalhar) com gestão de projetos daqui para frente. Mas não é a única.
Peça chave dentro das empresas, este profissional também precisa entender sobre gerenciamento de riscos, técnicas de negociação, compliance e gestão orçamentária se quiser prosperar dentro de uma organização.
Com 432 horas de duração, o curso a nível de pós graduação aborda as principais técnicas de gestão de projetos (como gerenciamento de custos, contratos e orçamentária) e ensina como otimizá-las por meio das metodologias ágeis.
As softskills necessárias para ocupar a posição de gestor de projetos (como liderança, inovação e inteligência emocional) também fazem parte dos temas abordados durante as aulas, que acontecem virtualmente, às terças e quintas, das 19h às 22h.
Veja, abaixo, a grade completa do curso.
Módulo 1: Transformação Digital
? Pilares da Transformação Digital
? Liderança e Inovação em uma Economia Digital
? Metodologias Ágeis
? Compliance, Ética Corporativa e Prevenção de Fraude
Módulo 2: Project Management Foundation
? Sistema de Entrega de Valor e Tailoring (PMBOK 7)
? Gerenciamento de Crise e Relação com Stakeholders
? Gestão de Contratos e Técnicas de Negociação
? Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Módulo 3: Gestão de Finanças e Estratégias em Projetos
? Gestão de Recursos em Projetos
? Ferramentas de Análise de Vulnerabilidade e Mitigação de Riscos
? PMO, Portfólio e Maturidade de Projetos
? Gestão Orçamentária
Módulo 4: Customer Centricity e Liderança
? Gestão de Escopo, Tempo e Custos
? Business Analytics e Roadmaps por Data Driven
? Customer & User Experience
? Inteligência Emocional
Nesta sexta-feira (18), autoridades dos EUA disseram que o número de tropas russas reunidas ao longo das fronteiras da Ucrânia aumentou para aproximadamente 190 mil
Com convite para deixar o ninho tucano e se filiar ao PSD de Kassab, o gaúcho afirmou a empresários que tem "disposição" de apresentar um projeto alternativo para o país