Estados Unidos e Argentina reduzem regras sanitárias para entrada de brasileiros
As ações da GOL (GOLL4) e CVC (CVCB3) apresentam fortes altas nesta terça-feira, 21, em meio a perspectivas do aumento do turismo internacional com o a maior abertura de fronteiras.
Embora o turismo nacional venha esquentando neste semestre, as viagens de brasileiros para o exterior seguem restritas. Mas essa realidade pode estar começando a mudar, com o afrouxamento das regras para entrar em dois dos principais destinos de brasileiros: os Estados Unidos e a Argentina.
Nesta semana, o governo americano anunciou que irá permitir a entrada de turistas vacinados a partir de novembro, incluindo do Brasil. Já a Argentina irá reabrir as fronteiras para viajantes de países vizinhos em outubro.
Notícias corporativas divulgadas nesta manhã também contribuem para a alta dos papéis.
Em fato relevante divulgado nesta terça, a CVC anunciou que as reservas confirmadas em agosto para destinos domésticos bateram 91% do mesmo período de 2019, antes da pandemia. Em maio, esse percentual ainda estava em 61% e em julho, 86%.
Já a GOL (GOLL4) anunciou um protocolo de intenções com a Avalon para a aquisição ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, o eVTOL, também conhecidos como "carros voadores". O acordo, segundo a GOL, faz parte da estratégia de "expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos".