Rocha colhida em Marte pode ser de origem vulcânica

Rocha pode indicar indício de condições favoráveis à vida em tempos remotos em Marte

O robô Perseverance colheu duas amostras de rocha em Marte que podem ser de origem vulcânica, anunciou a Nasa nesta sexta-feira, destacando que a presença de sais nas mesmas podem ser um indício de condições favoráveis à vida em tempos remotos.

"Parece que nossas primeiras rochas revelam um entorno potencialmente habitável", declarou o responsável científico do Perseverance, Ken Farley, citado em comunicado.

No começo de agosto, o robô fracassou em sua primeira tentativa de colher uma amostra de rocha, batizada de Roubion, mas persistiu no trabalho e, posteriormente, selecionou outra pedra, mais dura, batizada de Rochette.

O Perseverance extraiu uma primeira amostra da rocha na semana passada e outras duas dias depois, do mesmo pedaço de mineral, considerado particularmente interessante pela Nasa. Cada uma com 6 cm de comprimento, elas foram armazenadas em tubos lacrados e mantidas dentro do veículo espacial.

"Com base nas observações feitas até agora, deduzimos que Roubion e Rochette provêm de antigos derramamentos de lava", indicou em entrevista coletiva Katie Stack Morgan, membro da equipe científica do robô. As rochas "mostram indícios de interações importantes" com a água, acrescentou.

As rochas contêm sais minerais, que provavelmente se depositaram quando a água evaporou. Isso confirma que houve presença de água por um longo período, concluíram os especialistas.

A Nasa planeja uma missão para trazer cerca de 30 amostras para a Terra na década de 2030, de forma que os cientistas possam conduzir análises mais detalhadas para confirmar se houve vida microbiana em Marte.

Fonte: Epoca

10/09/2021 22:27

[5]

 

 


 

Análise: queda de preço após recorde não muda cenário otimista do bitcoin

Entenda a performance do bitcoin sob a perspectiva da análise técnica após uma semana movimentada pela estreia do primeiro ETF de futuros de bitcoin nos EUA

Gestora brasileira paga em cripto para quem assistir propaganda da empresa

Hashdex anuncia parceria com navegador Brave e vai remunerar quem assistir vídeo publicitário da empresa que tem Pedro Bial como garoto-propaganda

Saída de Messi destaca estrelas ascendentes no clássico espanhol

Do lado do Barcelona, Ansu Fati é um dos poucos pontos positivos em uma temporada que começou com a perda arrasadora de Messi devido a uma crise financeira que ainda levou Antoine Griezmann a voltar ao Atlético de Madri

Ver todas as noticias

 

Cartão Proximidade IDEX - ISO - 125Khz
Cartão Proximidade IDEX - ISO - 125Khz
P/N: PROX002 

por apenas: R$ 4,95

     
Leitor / Gravador USB ACR122U Mifare
Leitor / Gravador USB ACR122U Mifare
P/N: BS313 

por apenas: sob consulta

     
Furador Ovóide
Furador Ovóide
P/N: FO 

por apenas: R$ 368,00

     
 


 

 

 

 

 

 



Núvem de TAGS: