Com reforma do IR, remédios podem ter alta de até 18%, alertam fabricantes

Entidade da indústria farmacêutica alerta que mudança vai elevar carga tributária que já equivale a um terço do preço dos produtos ao consumidor

Após a Câmara dos Deputados ter aprovado ontem o texto base do projeto de lei que altera as regras do Imposto de Renda, fabricantes de medicamentos alertam que a mudança vai resultar em aumento de 12%, podendo alcançar até 18%, em mais de 18 mil produtos farmacêuticos.

"Sem a reforma administrativa, a tributária perde o sentido, principalmente essa proposta que nem ao menos reduz a burocracia e, no final, quem pagará a conta será o consumidor de medicamentos", diz Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

O nó, calcula a entidade, reside no fato de que essa reforma aumenta a carga tributária de medicamentos, que atualmente já equivale a quase um terço (32%) do preço final ao consumidor, bem acima da média mundial, que é de 6%.

O aumento do custo dos medicamentos impactaria também o Sistema Único de Saúde (SUS) em média em 18% pela cobrança de ICMS, considerando que alguns convênios vinculam a isenção desse tributo ao benefício federal de isenção de PIS/Cofins.

Nesse grupo de medicamentos com substâncias isentas da cobrança de PIS/Cofins estão os de uso contínuo usados em tratamentos de doenças como câncer, hipertensão, cardíacas e diabetes. Eles equivalem a 69,3% do total de produtos disponíveis no mercado farmacêutico atualmente, diz a entidade.

Mussolini sublinha que é preciso encaminhar a reforma administrativa para depois discutir a tributária: "Antes de definir quanto quer arrecadar, a sociedade brasileira precisa definir quanto quer gastar", diz em nota.

Fonte: Epoca

03/09/2021 15:58

[101]

 

 


 

Brasil supera 1.000 mortes por covid-19 em 24h pelo terceiro dia seguido

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país tem 643.029 óbitos e 28.058.862 casos confirmados da doença

Chegou a hora? Biden diz que Putin decidiu mesmo invadir a Ucrânia

Nesta sexta-feira (18), autoridades dos EUA disseram que o número de tropas russas reunidas ao longo das fronteiras da Ucrânia aumentou para aproximadamente 190 mil

Eduardo Leite indica a empresários que será candidato à Presidência

Com convite para deixar o ninho tucano e se filiar ao PSD de Kassab, o gaúcho afirmou a empresários que tem "disposição" de apresentar um projeto alternativo para o país

Ver todas as noticias

 

MS - PRATA METÁLICO PARA SMART CH
MS - PRATA METÁLICO PARA SMART CH
P/N: 650715 

por apenas: sob consulta

     
Ribbon Evolis Color YMCKO - Importado
Ribbon Evolis Color YMCKO - Importado
P/N: R3011 

por apenas: R$ 256,00

     
RIBBON VERMELHO PARA SMART CH
RIBBON VERMELHO PARA SMART CH
P/N: 650713 

por apenas: R$ 480,00

     
 


 

 

 

 

 

 



Núvem de TAGS: