"Queremos unir todos os participantes, independentemente de sua formação ou gênero", disse Jenny Booms, diretora da Academia Holandesa de Cinema
A partir deste ano, a principal premiação de cinema da Holanda será dada as melhores atuações nos papeis principal e coadjuvante, ao invés de ser concedida separadamente para atores e atrizes.
Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy
A medida pretende tornar os prêmios Bezerro de Ouro --assim batizados devido às estatuetas douradas concedidas aos vencedores-- mais inclusivos, disseram os organizadores nesta quinta-feira.
"Queremos unir todos os participantes, independentemente de sua formação ou gênero", disse Jenny Booms, diretora da Academia Holandesa de Cinema. "Os prêmios, no final das contas, dizem respeito ao ofício."
Melhorar a igualdade de gênero no setor é um tópico de debate há anos, já que premiações e grandes festivais são alvo de questionamento devido ao número baixo de diretoras na disputa pelas principais honrarias.
Em 2017, o MTV Movie and TV Awards adotou prêmios de gênero neutro, mas premiações importantes, como o Oscar e o Emmy, ainda diferenciam as atuações de homens e mulheres.
A associação holandesa de atores ACT disse que acolhe a mudança, que disse que pode ajudar a tornar as premiações mais inclusivas e que promoverá a diversidade.
Os Bezerros de Ouro são concedidos anualmente desde 1981 para o melhor filme, o melhor diretor e os melhores atores da Holanda no ano anterior.
Entre os vencedores estão o diretor Paul Verhoeven ("Instinto Selvagem", "O Vingador do Futuro"), e os atores Rutger Hauer ("Blade Runner, o Caçador de Androides") e Carice van Houten ("Game of Thrones").
Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.