Dólar salta 9% em 2 meses: até onde vai essa alta?

A moeda vive forte escalada desde o fim de junho, com o mercado de olho no Fed, aumento de casos de covid no mundo e incertezas fiscais no país

Depois de furar o piso de 5,00 reais no fim de junho, o dólar entrou em trajetória ascendente. Em quase dois meses, acumula ganhos de 9%, sendo negociado perto de 5,37 reais. 

Invista com o BTG Pactual digital e conte com a assessoria do maior banco de investimentos da América Latina

O patamar está longe da faixa entre 4,50 reais e 5,00 reais apontado na metade do ano por algumas gestoras e casas de análise como valor justo para o câmbio. E também distante da projeção de 5,10 reais do último relatório Focus, do Banco Central. 

Segundo Valter Unterberger Filho, gestor da Galapagos Capital, muitos fatores mudaram nesses últimos meses, desde o fortalecimento do dólar globalmente, em meio a expectativas de retirada de estímulos pelo Federal Reserve, até questões internas. Além disso, o aumento do número de casos de covid voltam a pesar no mercado.

"Olhando para Israel, por exemplo, o número de casos de covid tem aumentado e de mortes também. Com isso, o mercado começa a se questionar qual é a eficácia das vacinas e qual é o número mínimo a ser vacinado da população para que possamos ter uma imunidade de rebanho. Toda essa incerteza tem impactado diretamente o preço das commodities e, consequentemente, o dólar", comentou o gestor no programa Fechamento de Mercado, da EXAME Invest, desta quarta-feira, 18.

No Brasil, ele apontou que a situação fiscal preocupa, diante dos adiamentos da votação da reforma tributária e incertezas sobre a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que parcela as dívidas judiciais do governo, os chamados precatórios, que abriria espaço para o novo Bolsa Família.

"O mercado fica na dúvida se o endividamento do país que tinha melhorado no início do ano, por conta do crescimento do Produto Interno Bruto (e contribuído para levar o dólar para um patamar inferior aos 5,00 reais), vai ser sustentável", disse Unterberger Filho.

"Muita coisa mudou da metade do ano para cá. O dólar ficou mais forte no mundo, mas questões internas ajudaram a acentuar esse movimento".

Embora acredite que a moeda já andou muito nesses últimos meses, ele comentou que ainda há muitos riscos altistas no cenário. Entre eles, uma antecipação do início da redução dos estímulos monetários nos Estados Unidos.

"Acredito que mercado já tem na conta que o Fed deva começar a redução das compras em dezembro. Então, se ocorrer como esperado, provavelmente teria um impacto marginal no câmbio. Mas se essa discussão for antecipada (por uma melhora dos dados de emprego e atividade do país) ou se tiver uma retirada dos estímulos maior do que as estimativas apontam, isso sem dúvidas teria um impacto maior, com riscos de mais altas para o dólar", comentou.

Confira a entrevista completa a partir do minuto 6:45 do vídeo abaixo:

O programa Fechamento de Mercado é transmitido ao vivo, às 17h30, de segunda a sexta-feira, no Instagram e Youtube da EXAME Invest.

Fonte: Epoca

19/08/2021 00:12

[79]

 

 


 

Brasil supera 1.000 mortes por covid-19 em 24h pelo terceiro dia seguido

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país tem 643.029 óbitos e 28.058.862 casos confirmados da doença

Chegou a hora? Biden diz que Putin decidiu mesmo invadir a Ucrânia

Nesta sexta-feira (18), autoridades dos EUA disseram que o número de tropas russas reunidas ao longo das fronteiras da Ucrânia aumentou para aproximadamente 190 mil

Eduardo Leite indica a empresários que será candidato à Presidência

Com convite para deixar o ninho tucano e se filiar ao PSD de Kassab, o gaúcho afirmou a empresários que tem "disposição" de apresentar um projeto alternativo para o país

Ver todas as noticias

 

CAPA PLASTICA HORIZONTAL PARA CRACHA 55 X 85 MM PCT 100 unid
CAPA PLASTICA HORIZONTAL PARA CRACHA 55 X 85 MM PCT 100 unid
P/N: CPH 

por apenas: R$ 88,00

     
Datacard - Ribbon colorido (YMCKT) para SP 25 Plus
Datacard - Ribbon colorido (YMCKT) para SP 25 Plus
P/N: 552854-004 

por apenas: R$ 436,00

     
LEITOR E GRAVADOR RF ID - USB 13.56mhz Mifare Iso 14443 Tipo A
LEITOR E GRAVADOR RF ID - USB 13.56mhz Mifare Iso 14443 Tipo A
P/N: RWRFID01 

por apenas: sob consulta

     
 


 

 

 

 

 

 



Núvem de TAGS: