Calendário de vacinação em São Paulo foi antecipado, e novo planejamento é que a vacina seja oferecida a todos os adultos até 20 de agosto. Adolescentes também foram incluídos na vacinação
O governo de São Paulo anunciou neste domingo, 11, a antecipação do calendário de vacinação contra o coronavírus no estado.
Agora, toda a população de 18 anos ou mais terá a vacina ofertada até o fim de agosto, e começará na sequência a vacinação de adolescentes a partir de 12 anos (veja as datas abaixo).
O anúncio foi feito hoje pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa. A mudança antecipa em quase um mês a data final da vacinação do restante da população adulta, para até 20 de agosto, ante o prazo anterior, que era de 15 de setembro.
Depois disso, começarão a ser vacinados adolescentes, em anúncio inédito até então. Os adolescentes de 12 a 17 anos, o equivalente a 3,2 milhões de pessoas no estado, serão vacinados a partir de 23 de agosto.
A vacinação deste grupo será finalizado até 30 de setembro, a começar pelos jovens com comorbidades e adolescentes gestantes, chegando na sequência a todos os demais.
Novo calendário de vacinação em SP
Nesta semana, está sendo vacinado o grupo de pessoas de 37 a 39 anos, cuja vacinação segue até quarta-feira, 14 de julho.
Há também datas de repescagem e variações no calendário a depender da disponibilidade de doses e organização de cada cidade, que podem antecipar as datas caso haja disponibilidade de doses.
Veja as datas completas a partir de agora:
- 37 a 39 anos: 8 a 14 de julho
- 35 e 36 anos: 15 a 18 de julho
- 30 a 34 anos: 19 de julho a 4 de agosto
- 25 a 29 anos: 5 a 12 de agosto
- 18 a 24 anos: 13 a 20 de agosto
Vacinação para adolescentes
- 12 a 17 anos (com deficiência e comorbidades): 23 de agosto a 5 de setembro
- 15 a 17 anos (sem comorbidades): 6 a 19 de setembro
- 12 a 14 anos (sem comorbidades): 20 a 30 de setembro
O coordenador da comissão médica de Educação de SP, Wanderson Oliveira, disse que a vacinação dos adolescentes deve acelerar o retorno às aulas presenciais para todos.
Quantos já foram vacinados em SP?
Foram aplicadas no estado de São Paulo até a manhã deste domingo o total de 28,6 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, para uma população de mais de 44 milhões de pessoas, de acordo com os números do governo do estado.
Pouco mais de 46,2% da população residente no estado foi vacinada com a primeira dose e 15,6% com a imunização completa (duas doses ou uma dose da vacina da Janssen, que exige somente uma dose).
No Brasil, são 113,9 milhões de doses aplicadas, com 39,4% da população com uma dose e 14,3% com a imunização completa, segundo os dados do consórcio dos veículos de imprensa apurados junto aos estados por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.